25 de novembro de 2015

Brincadeiras no celular

 Angélica Simone Quallio

Olá! Hoje nós vamos falar sobre o uso do celular e do computador. Conversando com a menina Natalli Eduarda da Silva, ela me disse “que gosta de mexer no celular e no computador para jogar joguinho”. E você, o que gosta de fazer no celular? Quer dizer: você tem um celular ou tablet, ou usa os aparelhos das pessoas da sua casa?

Esse tipo de aparelho parece ser muito interessante não é mesmo? Mas é preciso ter alguns cuidados com eles. Vocês sabiam que celulares, tablets e Iphones são feitos para adulto??
A psicóloga Raquel Oliveira nos disse que “esses aparelhos são fáceis de mexer e alguns até reconhecem a voz da pessoa, isso quer dizer que responde o que a pessoa fala. Essas facilidades nos aparelhos ajudam a pessoa a não precisar se esforçar. Como as crianças tem contato muito cedo com esses aparelhos, isso pode fazer com que fiquem preguiçosas. Hoje em dia tem crianças que deixam as brincadeiras para ficar na frente desses aparelhos eletrônicos. A psicóloga Raquel disse também que quando a criança deixa as brincadeiras para ficar nos jogos eletrônicos, pode causar um atraso no desenvolvimento, porque a criança está pulando uma fase importante e isso irá lhe fazer falta.”
Essa fase que a psicóloga Raquel fala é a fase de conhecer o mundo e as coisas que estão nele, não através do computador ou dos celulares. Por exemplo: no lugar de você ver a foto de uma arara no aparelho de celular, você ir até a floresta para saber o que é uma arara, como ela é e como ela vive.

Nas escolas, percebe-se a curiosidade dos alunos sobre estes aparelhos. A professora Berenice Bisollo conta como a escola Benjamim de Pádua, da cidade de Alta Floresta, estuda e trabalha o assunto no dia-a-dia. A professora Berenice disse que “O problema é usar apenas as redes sociais, pois isso tira a atenção. Para aprender é necessário ler, ouvir, por isso procura usar esses aparelhos em favor do professor para ter aulas mais dinâmicas e divertidas.” A professora diz que é preciso acrescentar estes aparelhos nas aulas, como uma forma diferenciada de trabalhar o conteúdo nas aulas e mostrando uma forma positivas de usar o computador.
Hum! Que interessante! Então existe um jeito certo de se utilizar os computadores e celulares!? Bom, esses aparelhos podem ser uma boa fonte de pesquisa, e tem uma série de programas legais para aprender muitas coisas!
A brincadeira no celular, computador, o tempo na TV e no videogame não podem impedir outras brincadeiras como jogar bola, que movimenta o corpo, então vamos pedir para quem cuida de nós medir o tempo no computador, para que tenha tempo de  brincar de pega-pega e mais um monte de brincadeira legal.



PARA COLORIR:

PARA CRIANÇAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário