5 de dezembro de 2015

Cuidar do lixo é cuidar da vida

Mequiel Zacarias Ferreira







Era um dia muito quente em Alta Floresta e Joãozinho, que tem oito anos estava caminhando pela praça. Como ele estava com muita sede, ele comprou um refrigerante de latinha e tomou com muita alegria. Depois que ele tomou o refrigerante, jogou a latinha na beira da rua e foi embora. Veio a chuva forte e a enxurrada foi levando a latinha até chegar no rio. Chegando ao rio, ela afundou bem devagarzinho e desapareceu...

Opa! Será que a latinha desapareceu mesmo?

Não, ela não desapareceu, ela se juntou a outras tantas latinhas e outros lixos que já estão no fundo do rio. Sabia que uma latinha demora mais de 100 anos para sumir do ambiente? Ela não é como as folhas das árvores, que depois que caem das árvores logo desaparecem.

Na cidade de Alta Floresta nós temos muitos problemas com o lixo. O responsável por coletar o lixo nas ruas é a prefeitura, porém, a prefeitura terceirizou o serviço e isso significa que ela paga para uma empresa coletar e cuidar do lixo da cidade. Essa empresa faz a coleta, mas não consegue cuidar do lixo, ou seja, vender os lixos que podem ser reutilizados, organizar o material orgânico (folhas, restos de alimentos e madeira) que podem ser utilizados como adubo, por exemplo, e queimar os lixos que não poderão ser utilizados para outras coisas.

Então, quando encontramos alguém como o Joãozinho, precisamos pedir para ele não jogar o lixo na rua. Conversamos com a professora Carol Dias e ela nos disse que na escola Rui Barbosa eles falam bastante sobre a importância de não jogar lixo no pátio da escola e nas ruas. Ela disse que por alguns dias funciona, mas ela nos contou que logo logo as crianças esquecem e começam a jogar lixo no chão novamente. Isso é certo?

Imagine a latinha de refrigerante. Ela vai demorar mais de 100 anos para desaparecer. Imagine se todos jogarem as latinhas na rua, ou papeis de bala, ou plásticos e isopor. Tudo isso vai se acumulando.


Ainda bem que tem bastante gente que não joga lixo no chão. Nós encontramos o Felipinho de 5 anos na rua e conversamos com ele. Ele disse que não joga nada no chão. Sempre joga no lixo ou pede para a mãe dele colocar na bolsa para colocar no lixo depois.


É isso que precisamos fazer: não podemos jogar nossos lixos em qualquer lugar. Temos que tomar muito cuidado, pois, os lixos demoram muito para desaparecer do ambiente. Olha só a tabela.



Agora vão umas dicas bem interessantes de alguns sites legais que ensinam a gente como reaproveitar nossos lixos para fazer um monteeeeeeeeee de coisas legais, acessa lá:
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário